A nossa saúde mental e o trânsito

A nossa saúde mental e o trânsito

 

 

Acontece assim: de repente, quando você está no trânsito, no meio daquele barulho e daquela poluição infernal, um outro motorista avança pela faixa em que você trafega e te dá uma fechada!

A reação é automática, sai um palavrão, você tem ímpetos assassinos, seus olhos ficam vermelhos e você quer aniquilar o autor daquela façanha!

Como lidar com esta situação, uma vez que é inevitável que estas explosões de raiva aconteçam varias vezes por dia?

Como preservar a nossa saúde mental diante destes fatos?

Não tenho um receita e bolo pronta para isto, porém podemos tomar algumas medidas para preservar a nossa saúde mental e física frente a este trânsito caótico, aí vai algumas delas:

1) Vá com calma. Não adianta correr, esbravejar, fazer loucuras se você esta atrasado para algum compromisso. Pare e pense. Você já esta atrasado mesmo. Nada que fizer poderá mudar isto. Relaxe, não se arrisque fazendo manobras que não terão nenhum resultado.

2) Se você estiver muito ansioso e irritado no trânsito faça exercícios de respiração. Respire em quatro tempos, ou seja, inspire, segure o ar nos pulmões, solte o ar e mantenha os pulmões vazios sempre contando até quatro, pausadamente. Este exercício o ajudará a oxigenar seu corpo, principalmente seu sistema nervoso, propiciando uma melhora de sua irritação e ansiedade.

3) Aquela máxima que substâncias químicas (bebidas alcoólicas, drogas e afins) não combinam com direção é verdadeira. Todos os dias sabemos de acidentes de trânsito que ocorrem por ingestão de substâncias nocivas. Os nossos reflexos ficam mais lentos. Nossa capacidade de reagir aos estímulos externos fica prejudicada. Você não vai querer virar um número nas estatísticas de acidentes de trânsito.

4) Procure dormir bem, pois quando você não faz sua irritabilidade aumenta etc. etc.

5) Adote uma postura confortável para dirigir, procure ouvir músicas calmas, crie um ambiente relaxante dentro do seu carro.

6) Por último dirija defensivamente, procure antecipar suas ações, não olhe só para frente observe as laterais, a retaguarda e, sobretudo, observe as ações dos outros motoristas e pedestres e assim você conseguirá preservar sua saúde física e mental. Boa viagem!

Rolar para cima